sábado, 11 de julho de 2009

Dicas para cuidar bem da sua maquiagem



Lápis, rímel, delineador, sombras, etc. Esses itens do kit de beleza para tornar os olhos mais atraentes também podem deixá-los irritados, vermelhos e inchados. Os produtos de maquiagem contêm pigmentos, conservantes e outras substâncias químicas que, ao entrarem em contato com a mucosa ocular, podem causar reações alérgicas. Como a maquiagem faz parte do dia-a-dia da mulher moderna, alguns cuidados devem ser observados para prevenir efeitos indesejáveis.

Esmalte: guardar o produto na geladeira não deixa que ele fique grosso. Se endurecer, mergulhe o vidrinho em água quente para retomar a consistência.

Sombra: mantenha os potes fechados e não misture pincéis nem esponjas.Batom: quando estiver bem no fim, use um pincel para aplicar. Mas o segredo é não esperar muito para usar, pois se ficar rançoso, adeus.

Lápis de olho: o melhor é mantê-lo sempre tampado e apontado, para garantir um acabamento de primeira.

Rímel: uma gotinha de água quente é suficiente para fazer o produto parecer novo. Gire a escova dentro do tubo para misturar bem, e pronto!

A maioria desconhece que o rímel, por exemplo, tem vida útil de, no máximo, seis meses. Depois de aberto, atrai bactérias que podem causar infecções e problemas na córnea.

É importante observar se a maquiagem sofre alterações na aparência, na cor, no cheiro ou na consistência. Se ela era viscosa e ficou mais aguada, se fica grudenta, empelotando ou se mudou a cor ou o cheiro, é sinal de que precisa ser substituída.

Produtos mais indicados
Os produtos hipoalergênicos são os mais indicados para a maquiagem dos olhos. Eles têm pigmentos mais puros, com menos capacidade de reações alérgicas. Se um rímel ou um delineador possuem grande quantidade de impurezas, eles são mais alérgicos. Durante uma consulta oftalmológica, o médico geralmente encontra resíduos de pigmentos na mucosa ocular. Esses restos de maquiagem ficam ali permanentemente e podem provocar, no futuro, uma alergia nos olhos.

Irritação: o que fazer?
Se a coceira, o prurido e a vermelhidão ocorrerem uma única vez, pode-se usar colírio lubrificante. Se não houver melhora, deve-se retirar a maquiagem. Caso a irritação persista nos outros dias, mesmo com a troca de produtos, é preciso procurar um oftalmologista para detectar as causas da alergia.

Lentes de contato ou cirurgia de catarata
Para quem fez a cirurgia de catarata, a precaução é a mesma recomendada para uma pessoa sem problema nos olhos. Já quem usa lentes de contato, deve se maquiar antes e, somente depois, colocar a lente. Isso porque o pigmento que dá cor aos produtos se adere com mais facilidade à lente, o que pode irritar a mucosa ocular ou danificar a órtese.

OUTRAS DICAS PARA SAIR ARRASANDO

Para a Maquiagem Durar, a pele tem que estar limpa.

Sombrancelha Bem Feita é o mínimo! Do mesmo jeito que um desenho bem feito realça os olhos, a falta de cuidado com ela acaba com o olhar.

Olho Irritado e vermelho compromete o resultado do make. Por isso, antes de começar, pingue uma gota de colírio em cada um dos olhos.

Kit Básico para todas as mulheres: corretivo, rímel, blush e batom. Esses itens não podem faltar!

Se você tem as Pálpebras Fundas, evite sombras muito escuras.
Lápis branco na parte interna dos olhos “abre o olhar”

Boca Vermelha é um luxo! Mas apenas em lábios perfeitos. Se não é seu caso, passe um corretivo, faça o contorno com lápis e depois aplique o batom.

Para Aproximar Olhos Separados - típico nos orientais - aplique sombra marrom no canto interno.

Toda mulher chique leva um Pó Compacto na bolsa. Ele tira o brilho e o cansaço da pele.

Para Olhos Muito Grandes, tipo Juliana Paes, aplique lápis preto na parte interna.

Rosane Gonçalves

0 comentários:

 

©2009 ROTA FEMININA | by TNB