quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Corra da fofoca!!!



Infelizmente, ninguém está livre de se deparar com algumas saias-justas quando o assunto é fofoca.

Toda empresa quer ter um bom ambiente de trabalho. Algumas até falam que são como uma grande família. E toda família, como nós sabemos, sempre tem aquele parente chato, insuportável ou fofoqueiro. Nós gostaríamos de nos livrar dele, mas nem sempre é possível. Assim como as empresas nunca conseguiram se livrar dos fofoqueiros.Do simples mexerico, que não prejudica ninguém, até a intriga pesada, maldosa, que pode destruir uma carreira profissional.

No ambiente de trabalho, a fofoca é tão prejudicial que pode provocar baixo desempenho dos profissionais afetados e, consequentemente, de toda a equipe. Por isso, identificar aquele que espalha e distorce as notícias é o primeiro passo para equilibrar o ambiente.

Se você está passando por isso, veja abaixo algumas situações e dicas para se livrar dos linguarudos.

Quando um colega fala mal do chefe e cita algumas intimidades dele. Procure ser imparcial e discorde do colega se achar que ele está exagerando, ouça suas queixas e tente dar sugestões que solucionem o problema, mas não caia na besteira de falar mal do chefe também, porque seu comentário pode se virar contra você.

Quando um colega fala mal do outro. Diga que com você o colega nunca foi grosseiro, portanto não pode palpitar no assunto ou ainda, que não reparou no comportamento dele.

Quando alguém vem contar uma fofoca pra você, iniciando a frase com: Você não sabe da última! Jamais passe adiante e não demonstre muito interesse na conversa para que o fofoqueiro perceba e não repita esse comportamento com você.

Se seu chefe tenta descobrir com você se seu colega pretende mudar de emprego ou está falando mal dele. Diga que não sabe de nada, se há alguma situação não resolvida entre eles, você não deve se intrometer.

Quando a cliente especula sobre a vida de outra cliente. Diga que " cliente X" é muito discreta e não comenta muita coisa sobre a vida pessoal. Faça o possível também para elogiar a discrição da cliente X, dessa maneira a fofoqueira percebe que você valoriza essa qualidade.

Quando você é novato na empresa e percebe que, por inveja, alguns antigos profissionais estão inventando coisas a seu respeito (situação comum em alguns salões de beleza). Tente não formar uma panelinha e converse um pouco com cada um para que eles possam te conhecer melhor e não encararem você como uma ameaça ao emprego ou clientela deles. Mas jamais abra toda a sua vida logo de cara.

Quando seus funcionários começam a especular sobre demissões e o futuro da empresa. Muitos boatos começam por falta de informação. Mantenha os funcionários informados para que não sejam divulgadas informações erradas na "rádio-corredor".

Quando existem boatos de que você só subiu de cargo porque tem um caso com o chefe. Fofoca clássica e motivada pela inveja, nessa situação o melhor a fazer é provar o contrário com o seu desempenho profissional.

Enfim, o importante é saber filtrar a qualidade de informações que circulam.

Rosane Gonçalves

0 comentários:

 

©2009 ROTA FEMININA | by TNB